Conheçam a Calistenia

Calistenia, do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo “ia”, é uma modalidade esportiva com origem na ginástica sueca, apresenta uma divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. São exercícios físicos que utilizam o peso do corpo como carga (flexões e abdominais, por exemplo), com o constante uso de barras e música para marcar o ritmo.

Essa abordagem foi idealizada pelo suíço Phoktion Heinrich Clias no século 19 e se tornou popular no mundo todo. Hoje, seus princípios estão incorporados a modalidades “modernas”, como o cross fit, o treino funcional e o street workout.

A grande vantagem da Calistenia, é que você não precisa de equipamentos para a realização dos exercícios. É preciso apenas uma orientação correta e o peso do seu corpo. Com esse ponto positivo, é uma modalidade onde todos podem praticar: homens, mulheres, crianças, adultos, atletas e não atletas. E o grande nome da modalidade, é o americano Frank Medrano

Bastante procurada por pessoas querendo fugir da rotina de academias fechadas e padrões, a Calistenia está cada vez mais popular junto com o mercado fitness, que se desenvolve e se populariza entre as pessoas, que procuram métodos para definição e estilo de vida. E a possibilidade de realizar exercícios em parques e áreas abertas, chamam bastante a atenção dos praticantes.

O esporte possui um diferencial: as pessoas que procuram a calistenia, não querem apenas ter um corpo definido e desenhado. Elas querem ganhar mais autonomia sob o próprio corpo, para realizar exercícios e tarefas do dia-a-dias que nunca imaginariam fazer. É uma busca pela superação dos próprios limites e de adaptação e conhecimento do próprio corpo. Mas lembre-se: nenhuma atividade é milagrosa. É preciso ter uma alimentação balanceada e saudável, dormir corretamente e muita, muita disciplina e força de vontade.

O Brasil possui duas organizações que representam oficialmente a calistenia mundial no país: a Brazilian bars e a Calistenia Brasil. Ambas organizações que promovem, auxiliam e divulgam a calistenia e o stret workout pelo país. As duas são federadas pela Federação Mundial de Street Workout e Calisthenics.

Se você quiser se juntar a essa galera que seja para passar um tempo ao ar livre, buscar um condicionamento físico melhor, entra no meio fitness e fazer grandes amizades, os treinos da Calistenia Brasil acontecem todos os Domingos a partir das 16h no Parque Ibirapuera. E se quiserem saber informações preciosas para conhecer melhor a área fitness, sigam a página Operação Fitness no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s