Galeria Arte Minas, por Fernando Maculan e Paulo Pederneiras

Com a comemoração dos 100 anos de Tomie Ohtake, em novembro de 2013, diversas mostras com panoramas da artista plástica foram estimuladas. Uma delas ocorreu em Belo Horizonte, na conhecida unidade do Minas Tênis, clube que fica na R. Bahia, em Lourdes, bairro próximo da região central da cidade, com pinturas, gravuras e esculturas de diferentes períodos da longeva carreira de Tomie.

10

Aberta em Outubro, a mostra inaugurou a Galeria de Arte Minas, que possui 400m² e fica localizada no quinto andar do Centro de Facilidades do Minas Tênis, um edifício multiuso com estacionamento, áreas de serviço, lazer e cultura. No mesmo edifício fica localizada o Centro Cultural Minas, ocupando 2 andares do prédio e a Galeria é um dos elementos que completam esse complexo. O prédio onde fica localizada foi projetado pelo escritório Dávila Arquitetura, que também fizeram no local um teatro e um centro de memória. Cinemas e uma biblioteca serão implantados também.

1

A instituição pretende priorizar artistas mineiros contemporâneos. O que torna coerente a escolha dos arquitetos para a realização do projeto da Galeria Arte Minas: Os mineiros Fernando Maculan, jovem e premiado arquiteto, frequente colaborador do grupo Corpo e Paulo Pederneiras, fundador e diretor geral e artístico da companhia de dança Grupo Corpo, uma das mais prestigiadas do país desde 1970.

6

Ocupando fração do quinto andar, a planta em L compartilhará o espaço com as salas de cinema, centro de memória, salas multiuso, centro de documentação/biblioteca e gerência de cultura. Foi preciso uma leitura atenciosa dos condicionantes do edifício, como a principal delas: o pé-direito reduzido. Tal fator transformou-se na grande virtude do projeto, tornando o espaço surpreendente e singular.

8

“Enfatizamos a horizontalidade do ambiente”, salienta Maculan sobre o conceito adotado, fugindo dos grandes cubos brancos, sempre associados em grandes galerias. O arquiteto comenta que no início houve uma “negociação” do espaço do projeto original do Dávila Arquitetura, removendo paredes para ampliar a área dos pilares, mais adequados às exposições.

9

Portas pivotantes determinam como a exposição vai utilizar a luz, elemento norteador da proposta, que chega na galera. Podendo ser fechadas, parcialmente abertas e totalmente abertas, elas fazem um singular jogo de luz e sombra que o artista pode aproveitar em suas obras.

5

Apesar de toda a espacialidade, recursos expositivos e iluminação criteriosa tornarem-se uma composição artística, o foco acaba ficando sempre com as obras expostas. “A possibilidade de controle da luz permite uma série de ambiências para as exposições, como penumbra com focos, luz difusa natural através das janelas ou artificial em toda a superfície do teto. Sob a luz plena do teto difusor, perde-se a nitidez das quinas entre paredes e piso e é criada nova percepção das dimensões do espaço e dos contornos das obras”, completa Maculan.


Plantas e Cortes

Planta 1


Fernando Maculan e Paulo Pederneiras

Fernando Maculan (EA/UFMG, 1997), sócio fundador do Molmaculan Design, integra, desde 2006, o Laboratório Piracema de Design. É colaborador do grupo Corpo desde 2008 e sócio do escritório Mach Arquitetos. Paulo Pederneiras, diretor geral e artístico do grupo Corpo, é autor, entre outros trabalhos, de todos os projetos de iluminação das coreografias encenadas pela companhia.


Ficha Técnica

Galeria de Arte Minas

Local Belo Horizonte, MG

Data do início do projeto 2012

Data da conclusão da obra 2013

Arquitetura e iluminação Fernando Maculan e Paulo Pederneiras (autores); Daila Araújo, Guilherme Peluci, Ana Lobato e Joana Dourado (colaboradores)

Coordenação de projetos e desenvolvimento Mach Arquitetos – Fernando Maculan e Mariza Machado Coelho

Acústica Oppus

Esquadrias BM

Ar condicionado Protherm

Cálculo luminotécnico Iluminar

Construção Nápoli

Fotos Gabriel Castro

Fornecedores

Iluminar (membranas difusoras Barrisol e iluminação)

Romag (piso monolítico)

 

Via: Arcoweb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s